sábado, 7 de novembro de 2009

Aprendendo com as TICs
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
TEMA:

História em Quadrinhos:

Alunos envolvidos: 30.
Professores envolvidos: Paruci Alessandra e Calgaro Clarice.

OBJETIVO GERAL:

Despertar no educando o gosto pela leitura em quadrinhos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ampliar a capacidade de observação e de expressão;
Despertar o prazer estético;
Aguçar o senso de humor e a leitura crítica;
Correlacionar mensagem verbal e não-verbal;
Correlacionar cultura informal e formal;
Conhecer e respeitar as variantes lingüísticas do português falado;
Desvendar as formas coloquiais da linguagem;
Dominar conceitos relacionados às áreas do conhecimento;
Aproximar as informações científicas, artísticas e históricas do universo social do aluno;
Produzir textos;

JUSTIFICATIVA:

A maioria das crianças e adolescentes adoram História em Quadrinhos. O uso de charges, tirinhas e quadrinhos nas aulas ajudam a prender a atenção e despertar debates sobre os assuntos propostos.A elaboração de histórias em quadrinhos pelos próprios estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. .

DESENVOLVIMENTO:

Sugestões de atividades de acordo com as áreas de interesse:
Ensino Fundamental Ciclos I e II
Os quadrinhos são um ótimo recurso para a alfabetização. Os textos são coloridos, curtos e sua linguagem, verbal e não verbal, são adequadas à compreensão de sua mensagem pelos pequenos.


Atividades:
È hora de ler gibi! : Inicie com uma conversa sobre a leitura de gibis: gostam, não gostam personagens favoritos etc. Marque um dia para que tragam gibis e os leiam durante a aula.
Correlação entre o texto verbal e o visual: Explore os desenhos como elementos significativos da mensagem.
Ø Expressão dos personagens: Ao lerem gibis, oriente-os para que observem cada quadrinho com atenção aos gestos, expressões faciais e mudanças no tom de voz dos personagens (pelo desenho das letras). Após proponha que alguns alunos contem o que leram para a classe. Podem apontar as imagens do gibi para facilitar a exposição da seqüência dos acontecimentos na história.
Ø Descrição de personagens: Após a leitura e releitura das HQs, propomos que os alunos observem as características das personagens. Por exemplo: a Mônica usa um vestido vermelho, é dentuça e tem um coelhinho azul de pelúcia. É muito forte, amiga da Magali, é líder da turma, mas bate nos amiguinhos; o Cascão não gosta de tomar banho, tem medo da água e é amigo inseparável do Cebolinha etc. Procure orientar as crianças para que localizem valores positivos e negativos nos personagens, fazendo um balanço de sua personalidade.Para registrar esses dados, faça, junto com os alunos, uma lista contendo o nome da revista, personagens e características.

Ø Leitura oral: A leitura compartilhada é um ótimo recurso para o avanço do domínio da escrita. Divida a classe em pequenos grupos ou pares de alunos e providencie um gibi do mesmo exemplar para cada grupo. Escolha um episódio e leia-o para a classe, em voz alta e com ênfase na entoação das falas. Em determinado ponto, pare e peça que um aluno continue a leitura. A tarefa é passada para a próxima criança, até que todos tenham lido.

Ø Marcadores do discurso direto: Nos quadrinhos os marcadores das falas dos personagens são os balõezinhos. Use as revistas trazidas pelos alunos para que identifiquem e localizem a fala do narrador e a fala de personagem. Espera-se que percebam que a fala dos personagens está nos balões e a do narrador, no canto do texto. Registre as conclusões na lousa, com exemplos. Após, apresente um texto narrativo em outro subgênero, como uma fábula, por exemplo. Faça a leitura expressiva: leia para os alunos, ou leia com os alunos, cada um representando um personagem. Faça-lhes perceber a pontuação que marca o discurso direto no texto. Registre as conclusões conceituais na lousa, podendo citar exemplos do texto.

RECURSOS:

Computador;
Programa paint;
Internet;
Gibis;


AVALIAÇÃO:

Participação e desempenho no trabalho em equipe;
Atendimento às propostas;
Produção de textos específicos;
Aprendizagem de conceitos;
Procedimentos e uso de recursos tecnológicos em pesquisa e apresentações;

Nenhum comentário:

Postar um comentário